Image Map

28/01/2016

Rato - Alimentação: Frutas


As frutas são o último item da pirâmide alimentar dos ratos. Elas constituem 5% da dieta desses pets, junto com outros petiscos seguros.

As frutas, de forma geral, são plantas próprias para o consumo, tanto humano quanto de vários animais, como porquinhos da índia, coelhos, hamsters, ouriços, etc.

Podem ser consumidas cruas ou cozidas. Para os ratos, o recomendado é oferecer as frutas sempre cruas, pois quando cozidas eles perdem parte de seus nutrientes. Nunca forneça frutas com sementes, pois estas costumam ser tóxicas e/ou muito gordurosas, além de poderem causar engasgo e sufocamento no rato.



Benefícios das frutas

-Fornecem uma rica variedade de vitaminas, minerais e outros nutrientes como as fibras.

-Tornam a dieta do pet mais interessante.
As frutas possuem diferentes texturas, sabores e cheiros, que estimulam o rato e aguçam seus sentidos. Os twisters podem ser exigentes com o gosto da comida, então é recomendado que o dono ofereça diferentes tipos de frutas para ver qual agrada mais ao pet.

-São um petisco seguro.
Muitos donos costumam oferecer pães como petisco para seus ratos. O recomendado é nunca oferecer massas e pães, utilizando apenas frutas e sementes seguras como petisco.

Frutas que podem ser fornecidas

Frutas frescas:
abacaxi, ameixa, amora (preta, silvestre), atemóia, banana, baga de zimbro, caqui, carambola, cereja, cherimoia, cramberry (mirtilo-vermelho, oxicoco) damasco, feijoa, figo, fortunella, framboesa, fruta-pão, fruto da roseira, goiaba, goji berry, groselha, jujuba, kiwi, laranja (para fêmeas), lichia, maçã, mamão, maracujá, melão, manga, marmelo, melancia, mirtilo,  morango, nectarina, néspera (ameixa-amarela), pera, pêssego, pomelo, romã, sorva, tâmara, tangelo, tangerina, toranja, ugli.

Todas as frutas listadas também podem ser fornecidas desidratadas, mas é preciso ter cuidado: elas são cerca de três vezes mais concentradas que as comuns. Não exceda a quantidade de uma fruta desidratada por semana.

Quantidade

As frutas listadas podem ser oferecidas ao rato como petisco, apenas um ou dois pedaços pequenos (do tamanho de uma colher de chá), uma vez por semana. Não sirva as frutas frias: ratos não gostam de alimentos muito gelados, e frutas frias podem causar diarreia. Deixe as frutas em temperatura ambiente, lavando-as ou deixando-as de molho em água morna.

Elas devem ser introduzidas na dieta do rato da forma gradativa, para evitar problemas digestivos. De preferência, uma fruta por vez. Assim que o pet estiver acostumado com elas, procure variar bastante nos tipos de frutas oferecidas, para manter a dieta do twister balanceada.

É preciso ficar atento às informações nutricionais desses alimentos, principalmente o cálcio, para ter um maior controle sobre a frequência que cada fruta pode ser oferecida ao pet.

Como comprar e escolher

A
s frutas são vendidas em mercados e feiras, sendo bem simples de encontrar. Escolha frutas como se estivesse comprando para si mesmo: evite frutas esmagadas ou velhas, preferindo frutas frescas e limpas.

Tenha certeza do que você está oferecendo ao pet. As frutas podem ter diferente nomes em diferentes regiões, então é preciso ter certeza de que o alimento que você comprou ou colheu é mesmo o que você está pensando que é. Comparar fotos no google imagens é uma boa dica.

Como colher

C
aso você decida colher as frutas de um jardim ou horta, tenha as seguintes precauções:

Evite áreas que tenham sido tratadas com herbicidas ou pesticidas.
•Evite áreas que sejam frequentadas por cães, gado, etc, pois as fezes desses animais podem contaminar as frutas.
•Evite frutas que tenham mofo ou fungos.
•Evite frutas que estejam crescendo à beira de estradas movimentadas.

Armazenamento

As frutas devem ser mantidas na geladeira. O melhor é lavá-las antes de guardá-las. Se você quiser ir além na higiene desses alimentos, uma boa pedida é deixar as frutas de molho em produtos próprios para a limpeza das mesmas como o Hidrosteril por 15 minutos, ou mesmo uma solução de vinagre (duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água), por 30 minutos. Para guardar, uma boa pedida é manter as frutas limpas dentro de potes de vidro, com uma folha de papel toalha forrando o pote. Essa dica ajuda a manter as frutas frescas e conservadas por muito mais tempo.


Leia também:
Alimentação (Resumo)


Referências:

http://www.afrma.org
http://www.guinealynx.info/index.html
http://www.therabbithouse.com/
http://rabbit.org/


Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.


Um comentário :

Natalia Silva disse...

Olá,seu blog é ótimo,estou pensando em comprar um twister e encontrei tudo que precisava aqui.Continue postando :)
Você é ótimo nisso!Parabéns

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados