Image Map

05/08/2015

Topolino - Alimentação: Feno


O feno de capim é um importante componente na dieta de seu topolino.
O feno é feito de plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas, ervas e leguminosas, mediante a desidratação que retira a água mantendo seu valor nutritivo. Esse processo permite sua armazenagem por muito tempo sem se estragar. Ele costuma ser utilizado como forragem para animais como o gado, cavalos, bodes e ovelhas. O feno também é utilizado como alimento para animais como coelhos, chinchilas, porquinhos da índia, etc.



Benefícios do feno:

-Fornece a quantidade necessária de fibras para o sistema digestivo dos topolinos.
A ingestão de fibras ajuda a manter o sistema digestivo desses pets sempre trabalhando, sendo benéfico o consumo constante de feno.
Como o feno não fornece muitas proteínas e nutrientes, ele não contribui significativamente para a obesidade. A relação cálcio-fósforo aceitável na dieta dos topolinos é de 1.2:1 e 1.5:1. A do feno é ideal: 1.5:1.

-Provém o desgaste dos dentes.
Os topolinos possuem 16 dentes, mas apenas os 4 incisivos crescem continuamente. Com isso, os animais precisam estar sempre roendo para mantê-los aparados. O feno e o capim fresco são grandes aliados no desgaste desses dentes.

-Mantém o pet distraído e longe dos efeitos do estresse, como roer acessórios do alojamento.
O feno é uma fonte de distração para os topolinos. Brincar com ele ou mesmo escolher com cuidado qual capim comer ajuda a manter o pet entretido e livre de estresse, desestimulando-o a roer os acessórios e forragem do alojamento. Os topolinos também utilizam o feno como material para ninho, o que os deixa aquecidos e confortáveis.
Topolinos que tenham acesso a quantidades ilimitadas de feno são mais saudáveis e mais felizes.

Nutrição

A
maioria dos tipos de feno possuem um valor nutricional parecido. Alguns são mais saborosos que outros. Contanto que o feno que você encontrou seja de boa qualidade, ele será adequado para seu topolino.

O feno de alfafa possui grandes quantidades de proteína, cálcio e carboidratos. Ele costuma ser oferecido para filhotes, topolinas grávidas, fêmeas que estejam amamentando ou adultos com problemas de nutrição. Topolinos saudáveis podem se alimentar de feno de alfafa apenas como petisco, em pequenas quantidades. Sua relação cálcio-fósforo é extremamente alta: 5.3:1. Com isso, fica proibido oferecer alfafa para topolinos com tendências a problemas urinários.

Tipos de feno recomendados: coast cross, jiggs, tifton.

Quantidade


O recomendado é que os topolinos tenham acesso ao feno de capim durante o dia inteiro, todos os dias, independente da idade. É preciso prestar atenção na quantidade consumida pelo pet para que o dono possa fornecer a quantidade necessária diariamente.

Como comprar

Existem duas formas principais de se comprar feno: em fardos vindos de hípicas e fazendas, ou pacotes menores vendidos em pet shops. A qualidade costuma ser a mesma, mas o fardo geralmente é muito mais barato, embora exija um maior espaço para o armazenamento. O preço varia de região para região.
Quanto mais verde for o feno de capim, mais fresco ele estará.

Armazenamento

Se for corretamente armazenado, o feno pode durar anos. O melhor é mantê-lo em um local fresco, em temperatura ambiente ou mais fria, livre da luz solar (pois ela pode causar perda de nutrientes). Como o feno possui um certo teor de umidade, mantê-lo em local abafado e sem circulação de ar pode ocasionar mofo. Ele precisa respirar, então a recomendação é guardá-lo em caixas ou pacotes abertos ou com pequenos furinhos que possibilitem a entrada do ar.

Dicas para encorajar seu topolino a comer o feno de capim:

-Tente outro tipo de feno.
Nem todo feno é igual, existem diferentes variedades e sabores. Tente outros tipos de feno para descobrir qual o seu topolino gosta mais. Certifique-se de que o feno é de boa qualidade e que seja bem armazenado. Se mesmo assim o seu pet não gostar do feno, você também pode fornecer capim fresco.

-Incorpore o feno em brinquedos e brincadeiras.
Alguns topolinos  não veem o feno como comida. Incorporá-lo em brincadeiras e atividades que encorajem seu pet a puxá-lo, mordê-lo e mastigá-lo vão fazer o topolino provar e mordiscar o capim. Por exemplo, tente preencher um túnel ou toca com feno, de forma que seu pet tenha que removê-lo para conseguir entrar.

-A
ssocie o feno com comidas que seu topolino goste.
Tente esconder ração, vegetais ou frutas debaixo do feno, de forma que seu pet tenha que cavar nele para acessar as comidas. Enquanto procura ele pode acabar comendo um pouco do feno e percebendo que o gosto é de seu agrado.

Lembre-se: o único alimento que pode substituir o feno de capim na dieta de seu topolino é o capim fresco.


 Leia também:
Alimentação (Resumo)


Referências:
http://www.porquinhosdaindia.com/
http://www.therabbithouse.com/
http://rabbit.org/
https://www.vetlearn.com/
http://www.jbc.org/
http://www.thefunmouse.com/
http://www.rspca.org.uk/home
The Laboratory Rat, Mark A. Suckow, Steven H. Weisbroth, Craig L. Franklin 2005
Laboratory Animal Medicine, Lynn Anderson, Glen Otto, Kathleen Pritchett-Corning, Mark Whary, 3ª Edição, 2015
Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados