Image Map

12/03/2015

Ouriço - Posse Responsável


10 Mandamentos da Posse Responsável dos Ouriços.


As necessidades da posse responsável de cada pet variam de animal para animal,  pois cada um possui necessidades específicas. Abaixo, listamos os dez cuidados essenciais que os donos de hedgehogs devem ter com seus ouriços:



1 -  Atendimento veterinário: Os ouriços, como todos os demais pets, precisam de atendimento veterinário. Podem adoecer, se machucarem ou sofrerem de má oclusão dentária. Cabe ao dono já ter em mãos o número de um veterinário especializado em silvestres/exóticos de confiança e guardar uma pequena poupança para cobrir gastos com consulta, medicamentos ou cirurgias.
Lembre-se: Negar atendimento médico a um animal é negligência, e é crime. Coloque-se sempre no lugar de seu pet.

2 - Dieta segura: É importante oferecer ração própria e alimentos de qualidade para seu ouriço. Busque um pet shop físico ou virtual que venda a ração apropriada para o pet, providencie vegetais frescos e proteína animal de qualidade.
Lembre-se: Jamais ofereça insetos que não sejam criados em cativeiro.

3 - Alojamento adequado: Ouriços devem ser criados em cercadinhos ou terrários dentro de casa, pois são muito sensíveis a mudanças de temperatura. É necessário providenciar telas aramadas, vendidas em lojas de aramados, tecidos de soft e outros acessórios. O tamanho mínimo de cercadinho ou terrário para um único ouriço é de 60x60cm.
Lembre-se: É importante também que o cercado seja seguro, sem o acesso de predadores como gatos, aves de rapina, etc.

4 - Companhia: Ouriços fêmeas podem se beneficiar de companheiras do mesmo sexo. Possuem comportamentos e linguagens próprias e desenvolvem afeto umas pelas outros. O mesmo pode ser dito de machos, porém, alguns machos preferem ser solitários.
Lembre-se: Nunca aloje casais não castrados juntos. Opte por duplas do mesmo sexo. Faça a apresentação dos animais de forma apropriada e segura.

5 - Necessidades especiais: Em temperaturas baixas, os ouriços podem hibernar. Isso é muito perigoso, pois eles dificilmente acordam dessa hibernação, podem definhar até a morte.
Lembre-se: Mantenha seu ouriço numa temperatura ideal entre 18ºC e 26ºC.

6 - Higiene do pet: Ouriços não tomam banho com pó de cálcio, e sim, com água. É necessário manter a higiene de seu pet em dia, mas sem exageros. A frequência recomendada é a cada dois meses, ou quando necessário.
Lembre-se: Banhos demais (mensais) acabam com a oleosidade natural da pele, causando descamações, quedas de pelos e doenças como micoses. Não exagere.

7 - Higiene do alojamento: Para que o animal consiga se manter limpo, é importante que o alojamento seja devidamente higienizado. As fezes devem ser varridas, ao menos, uma vez ao dia. Os restos de vegetais que não forem comidos, devem ser recolhidos. A forração de soft e toalhas deve ser trocada, em média, uma vez por semana, ou sempre que necessário. Em caso de outros substratos, a troca pode ser semanal, ou quinzenal.
Lembre-se: A higiene do alojamento está diretamente ligada a saúde do ouriço. Ambientes sujos facilitam o aparecimento de doenças como micose, sarna, problemas respiratórios e bactérias. Alojamentos pequenos e de tamanho inapropriado ficarão sujos mais rapidamente.

8 - Check-up: É importante pesar seu ouriço semanalmente. Como são animais predados, faz parte do instinto deles esconderem sintomas de doenças. Com isso o dono pode demorar dias ou semanas para perceber que seu pet não está se alimentando direito. A pesagem semanal ajuda o dono a manter um controle e saber se o bichinho está ganhando ou perdendo peso.
Lembre-se: Perdas bruscas de peso ou de forma progressiva, são sinais de emergência.

9 - Enriquecimento ambiental: Ouriços não são animais muito ativos, mas é preciso que o dono deixe o ambiente deles o mais interativo possível. A rodinha de exercício de tamanho compatível o hedgehog (30,5cm) é um item essencial. Brinquedos que envolvam alimentos, como varais com folhas penduradas, bolotas com ração dentro e etc são uma boa forma do seu ouriço se exercitar e se distrair enquanto se alimenta. Esconderijos como tocas e túneis ajudarão o pet a se sentir seguro. Caminhas e redes também são apreciadas. Uma companhia também é uma ótima forma de deixar seu ouriço mais ativo.
Lembre-se: Enriquecer o ambiente do seu pet é importante, mas também é importante que ele possua bastante espaço para correr e se exercitar. Não atulhe o cercado com acessórios demais.

10 - Interação e socialização: Por mais que sejam animais tímidos e que preferem serem deixados sozinhos, os ouriços também gostam de interagir com seus donos. É recomendado que você interaja com seus pet diariamente. Além de trocar a água e repor os alimentos, procure, sempre que possível, conversar com seus ouriços. Eles aprendem a reconhecer o dono pela voz e cheiro. Dar comidas na boca e deixar o animalzinho dormir no seu colo também são boas formas de criar laços com seus bichinhos. É importante que o pet confie em você e não o veja como uma ameaça, e sim, como mais um companheiro, mesmo que de espécie diferente.
Lembre-se: Nem todos os ouriços gostam de colo, e poucos gostam de carinho.Os hedgehogs são presas, então, é comum assumirem uma postura em formato de bola, escondendo-se entre os espinhos sempre que alguém se aproximar do cercado. Cada ouriço tem sua personalidade, e cabe ao dono respeitar isso.

Certificando-se de tomar estes cuidados essenciais com seu ouriço, a convivência com seu pet será muito mais segura e responsável. Quem ama, cuida.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Um comentário :

Susana Cunha disse...

👏👏👏 Muito útil.

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados