Image Map

04/03/2015

Chinchila - Posse Responsável


10 Mandamentos da Posse Responsável das Chinchilas

As necessidades da posse responsável de cada pet variam de animal para animal,  pois cada um possui necessidades específicas. Abaixo, listamos os dez cuidados essenciais que os donos de chinchilas devem ter com suas chins:



1 - Atendimento veterinário: As chinchilas, como todos os demais pets, precisam de atendimento veterinário. Podem adoecer, se machucarem ou sofrerem de má oclusão dentária. Cabe ao dono já ter em mãos o número de um veterinário especializado em silvestres/exóticos de confiança e guardar uma pequena poupança para cobrir gastos com consulta, medicamentos ou cirurgias.
Lembre-se: Negar atendimento médico a um animal é negligência, e é crime. Coloque-se sempre no lugar de seu pet.

2 - Dieta segura: É importante oferecer ração própria e alimentos de qualidade para sua chinchila. Busque um pet shop físico ou virtual que venda a ração apropriada para o pet, providencie grãos frescos para o suplemento alimentar, alfafa e principalmente, procure se informar sobre pontos de venda de feno, pois é um alimento indispensável para as chinchilas.
Lembre-se: Apenas grãos específicos podem ser utilizados no suplemento alimentar. O feno consiste 80% da dieta da chinchila.

3 - Alojamento adequado: Chinchilas devem ser criadas em gaiolas ou viveiros dentro de casa, pois são muito sensíveis a mudanças de temperatura. É necessário providenciar uma gaiola de tamanho apropriado, onde a chinchila tenha espaço para saltar e brincar.
Lembre-se: É importante também que o alojamento seja seguro, sem o acesso de predadores como gatos, aves de rapina, etc.

4 - Companhia: Sendo animais de colônia, as chinchilas são muito sociáveis. Por mais que você brinque com ela e esteja presente, e mesmo que você possua outros animais, a única companhia apropriada para uma chinchila, é outra chinchila.
Lembre-se: Sempre tenha pelo menos duas. Nunca aloje casais não castrados juntos. Opte por duplas do mesmo sexo. Faça a apresentação dos animais de forma apropriada e segura.

5 - Necessidades especiais: As chinchilas podem sofrer de carência de cálcio. Com isso é necessário suplementar o mineral na dieta do pet, na forma de cubos de alfafa, oferecidos duas a três vezes por semana. Também é necessário suplementar a vitamina C. Caso a ração específica não possua a vitamina, é necessário complementá-la três a quatro vezes por semana. O dono deverá dar ao pet seis gotinhas da vitamina diretamente na boca, com uma seringa sem agulha. O calor é muito penoso para as chins, de forma que temperaturas acima de 28ºC podem ser fatais. O dono deve providenciar refrigeração, seja na forma de toca climatizada, ventilador, ar condicionado, etc.
Lembre-se: Cálcio em excesso pode causar problemas urinários. Não exagere na alfafa. Polivitamínicos não são vitamina C.

6 - Higiene do pet: Chinchilas não tomam banho com água, e sim com pó de carbonato de cálcio. O banho deve ser dado, em média, uma a duas vezes por semana. A duração média é de 15 minutos por banho.
Lembre-se: Excesso de banhos pode causar irritação nos olhos da chinchila e problemas respiratórios. Falta de banhos vai deixar a pelagem da chin oleosa e facilitar o aparecimento de micoses.

7 - Higiene do alojamento: Para que o animal consiga se manter limpo, é importante que o alojamento seja devidamente higienizado. Em caso de forração com tecidos (soft, helanca), as fezes devem ser varridas, ao menos, uma vez ao dia. A forração de soft e toalhas deve ser trocada, em média, uma vez por semana, ou sempre que necessário.  Em caso de outros substratos, a troca pode ser semanal, ou quinzenal.
Lembre-se: A higiene do alojamento está diretamente ligada a saúde da chinchila. Ambientes sujos facilitam o aparecimento de doenças como micose, sarna, problemas respiratórios e bactérias.

8 - Check-up: É importante pesar sua chinchila semanalmente. Como são animais predados, faz parte do instinto deles esconderem sintomas de doenças. Com isso o dono pode demorar dias ou semanas para perceber que seu pet não está se alimentando direito. A pesagem semanal ajuda o dono a manter um controle e saber se o bichinho está ganhando ou perdendo peso. Verifique também o crescimento dos dentes.
Lembre-se: Perdas bruscas de peso ou de forma progressiva, são sinais de emergência.

9 - Enriquecimento ambiental: Chinchilas são animais muito ativos, que adoram brincar e pular. É preciso que o dono deixe o alojamento deles o mais interativo possível. Brinquedos que envolvam alimentos, como mobiles de madeira com alfafa,  bolotas com feno dentro e etc são uma boa forma de sua chinchila se exercitar e se distrair enquanto se alimenta. Esconderijos como tocas e túneis ajudarão o pet a se sentir seguro. Caminhas e redes também são apreciadas. Tocos de madeira são divertidos e ajudam no desgaste dos dentes incisivos (da frente). Uma companhia também é uma ótima forma de deixar sua chinchila mais ativa.
Lembre-se: Enriquecer o ambiente do seu pet é importante, mas também é importante que ele possua bastante espaço para saltar e se exercitar. Não atulhe a gaiola com acessórios demais.

10 - Interação e socialização: Por mais que sejam animais tímidos e que preferem serem deixados sozinhos, as chinchilas também gostam de interagir com seus donos. É recomendado que você interaja com seus pet diariamente. Além de trocar a água e repor os alimentos, procure, sempre que possível, conversar com sua chinchila. Elas aprendem a reconhecer o dono pela voz e cheiro. Dar petiscos na boca e deixar o animalzinho dormir no seu colo também são boas formas de criar laços com seus bichinhos. É importante que o pet confie em você e não o veja como uma ameaça, e sim, como mais um companheiro, mesmo que de espécie diferente.
Lembre-se: Nem todas as chinchilas gostam de colo, e poucas gostam de carinho.As chinchilas são presas, ou seja, correm primeiro e olham depois, então, fugir sempre que alguém se aproximar do alojamento é um comportamento normal das chinchilas. Cada chinchila tem sua personalidade, e cabe ao dono respeitar isso.

Certificando-se de tomar estes cuidados essenciais com sua chinchila, a convivência com seu pet será muito mais segura e responsável. Quem ama, cuida.




Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados