Image Map

16/02/2015

Coelho - Posse Responsável


10 Mandamentos da Posse Responsável dos Coelhos

As necessidades da posse responsável de cada pet variam de animal para animal,  pois cada um possui necessidades específicas. Abaixo, listamos os dez cuidados essenciais que os donos de coelhos devem ter com seus pets:



1 -  Atendimento veterinário: Os coelhos, como todos os demais pets, precisam de atendimento veterinário. Podem adoecer, se machucarem ou sofrerem de má oclusão dentária. Cabe ao dono já ter em mãos o número de um veterinário especializado em silvestres/exóticos de confiança e guardar uma pequena poupança para cobrir gastos com consulta, medicamentos ou cirurgias.
Lembre-se: Negar atendimento médico a um animal é negligência, e é crime. Coloque-se sempre no lugar de seu pet.

2 - Dieta segura: É importante oferecer ração própria e alimentos de qualidade para seu coelho. Busque um pet shop físico ou virtual que venda a ração apropriada para o pet, providencie vegetais frescos todos os dias e principalmente, procure se informar sobre pontos de venda de feno, pois é um alimento indispensável para os coelhos.
Lembre-se: O feno consiste 80% da dieta do coelho.

3 - Alojamento adequado: Coelhos devem ser criados soltos dentro de casa, pois são muito sensíveis a mudanças de temperatura. É necessário adaptar a casa para a segurança do animal, não deixando alimentos tóxicos ao alcance do coelho, colocando protetores de fio, etc. O dono pode montar um cercado para o coelho ficar a noite ou na ausência dos donos, de 120x80. Também pode deixar o coelho em um cômodo próprio da casa.
Lembre-se: É importante também que a casa seja segura, sem o acesso de predadores como gatos, aves de rapina, etc.

4 - Companhia: Sendo animais de colônia, os coelhos são muito sociáveis. Por mais que você brinque com ele e esteja presente, e mesmo que você possua outros animais, a única companhia apropriada para um coelho, é outro coelho.
Lembre-se: Sempre tenha pelo menos dois. Nunca aloje casais não castrados juntos. Opte por duplas do mesmo sexo. Faça a apresentação dos animais de forma apropriada e segura.

6 - Higiene do pet: Coelhos não tomam banho com pó de cálcio, e sim, com água. É necessário manter a higiene de seu pet em dia, mas sem exageros. Para coelhos de pelagem curta, banhos semestrais (a cada seis meses) já cumprem o papel. Para coelhos de pelo longo, três a quatro meses é um bom intervalo.
Lembre-se: Banhos demais (mensais) acabam com a oleosidade natural da pele, causando descamações, quedas de pelos e doenças como micoses. Não exagere.

7 - Higiene do alojamento: Para que o animal consiga se manter limpo, é importante que o alojamento seja devidamente higienizado. As fezes devem ser varridas, ao menos, uma vez ao dia. Os banheirinhos devem ser limpos diariamente. Os restos de vegetais que não forem comidos, devem ser recolhidos. Caso o dono utilize forração de soft e toalhas no cercado, deve trocá-la, em média, uma vez por semana, ou sempre que necessário.
Lembre-se: A higiene do alojamento está diretamente ligada a saúde do coelho. Ambientes sujos facilitam o aparecimento de doenças como micose, sarna, problemas respiratórios e bactérias. Alojamentos pequenos e de tamanho inapropriado ficarão sujos mais rapidamente.

8 - Check-up: É importante pesar seu coelho semanalmente. Como são animais predados, faz parte do instinto deles esconderem sintomas de doenças. Com isso o dono pode demorar dias ou semanas para perceber que seu pet não está se alimentando direito. A pesagem semanal ajuda o dono a manter um controle e saber se o bichinho está ganhando ou perdendo peso. Verifique também o crescimento dos dentes.
Lembre-se: Perdas bruscas de peso ou de forma progressiva, são sinais de emergência.

9 - Enriquecimento ambiental: Coelhos são animais muito ativos, que adoram brincar e pular. É preciso que o dono deixe o alojamento deles o mais interativo possível. Brinquedos que envolvam alimentos, como varais com folhas penduradas, bolotas com feno dentro e etc são uma boa forma do seu coelho se exercitar e se distrair enquanto se alimenta. Esconderijos como tocas e túneis ajudarão o pet a se sentir seguro. Caminhas e redes também são apreciadas. Uma companhia também é uma ótima forma de deixar seu coelho mais ativo.
Lembre-se: Enriquecer o ambiente do seu pet é importante, mas também é importante que ele possua bastante espaço para correr e se exercitar. Não atulhe o cercado com acessórios demais.

10 - Interação e socialização: Por mais que sejam animais tímidos e que preferem serem deixados sozinhos, os coelhos também gostam de interagir com seus donos. É recomendado que você interaja com seus pet diariamente. Além de trocar a água e repor os alimentos, procure, sempre que possível, conversar com seus coelhos. Eles aprendem a reconhecer o dono pela voz e cheiro. Dar verduras na boca e deixar o animalzinho dormir no seu colo também são boas formas de criar laços com seus bichinhos. É importante que o pet confie em você e não o veja como uma ameaça, e sim, como mais um companheiro, mesmo que de espécie diferente.
Lembre-se: Nem todos os coelhos gostam de colo ou de carinho. Os coelhos são presas, ou seja, correm primeiro e olham depois, então, fugir quando alguém se aproximar é um comportamento normal dos coelhos. Cada coelho tem sua personalidade, e cabe ao dono respeitar isso.

Certificando-se de tomar estes cuidados essenciais com seu coelho, a convivência com seu pet será muito mais segura e responsável. Quem ama, cuida.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados