Image Map

24/02/2015

Camundongo - Posse Responsável


10 Mandamentos da Posse Responsável dos Camundongos



As necessidades da posse responsável de cada pet variam de animal para animal,  pois cada um possui necessidades específicas. Abaixo, listamos os dez cuidados essenciais que os donos de camundongos devem ter com seus donguinhos:



1 - Atendimento veterinário: Os camundongos, como todos os demais pets, precisam de atendimento veterinário. Podem adoecer, se machucarem ou sofrerem de má oclusão dentária. Cabe ao dono já ter em mãos o número de um veterinário especializado em silvestres/exóticos de confiança e guardar uma pequena poupança para cobrir gastos com consulta, medicamentos ou cirurgias.
Lembre-se: Negar atendimento médico a um animal é negligência, e é crime. Coloque-se sempre no lugar de seu pet.

2 - Dieta segura: É importante oferecer ração própria e alimentos de qualidade para seu camundongo. Busque um pet shop físico ou virtual que venda a ração apropriada para o pet, providencie vegetais frescos e proteína animal de qualidade.
Lembre-se: Apenas grãos específicos podem ser utilizados no suplemento alimentar. Jamais ofereça insetos que não sejam criados em cativeiro.

3 - Alojamento adequado: Camundongos devem ser criados em gaiolas ou terrários dentro de casa, pois são muito sensíveis a mudanças de temperatura. É necessário providenciar uma gaiola/terrário de tamanho apropriado, onde o camundongo tenha espaço para escalar e brincar.
Lembre-se: É importante também que o alojamento seja seguro, sem o acesso de predadores como gatos, aves de rapina, etc.

4 - Companhia: Sendo animais de colônia, os camundongos são muito sociáveis. Por mais que você brinque com ele e esteja presente, e mesmo que você possua outros animais, a única companhia apropriada para um camundongo, é outro camundongo.
Lembre-se: Nunca aloje casais não castrados juntos. Opte por duplas do mesmo sexo. Faça a apresentação dos animais de forma apropriada e segura. Alguns machos preferem ser solitários.

5 - Necessidades especiais: Os dentes incisivos dos camundongos estão sempre crescendo. Com isso, é necessário fornecer alimentos próprios que auxiliem no desgaste dos dentes. Blocos minerais são boas opções.
Lembre-se: Brinquedos de madeira auxiliam no desgaste, mas devem ser feitos com madeiras próprias para roedores.

6 - Higiene do pet: Camundongos não tomam banho com água, nem com pó de carbonato de cálcio. Eles se limpam sozinhos, lambendo o corpo. Dongos hairless (sem pelos) necessitam de hidratação com cremes próprios uma vez por semana.
Lembre-se: Banhos com pó podem causar problemas respiratórios, oculares e de pele. Banho com água pode causar pneumonias e micoses. Não banhe seu camundongo.

7 - Higiene do alojamento: Para que o animal consiga se manter limpo, é importante que o alojamento seja devidamente higienizado. O substrato deve ser trocado semanalmente
Lembre-se: A higiene do alojamento está diretamente ligada a saúde do camundongo. Ambientes sujos facilitam o aparecimento de doenças como micose, sarna, problemas respiratórios e bactérias.

8 - Check-up: É importante pesar seu camundongo semanalmente. Esses roedores costumam esconder sintomas de doenças. Com isso o dono pode demorar dias ou semanas para perceber que seu pet não está se alimentando direito. A pesagem semanal ajuda o dono a manter um controle e saber se o bichinho está ganhando ou perdendo peso. Verifique também o crescimento dos dentes.
Lembre-se: Perdas bruscas de peso ou de forma progressiva, são sinais de emergência.

9 - Enriquecimento ambiental: Camundongos são animais muito ativos, que adoram brincar e pular. É preciso que o dono deixe o alojamento deles o mais interativo possível. A rodinha de exercício de tamanho compatível o camundongo (16,5cm) é um item essencial. Brinquedos que envolvam alimentos, como mobiles de madeira com petiscos,  bolotas com sementes dentro e etc são uma boa forma de seu dongo se exercitar e se distrair enquanto se alimenta. Esconderijos como tocas e túneis ajudarão o pet a se sentir seguro. Tocos de madeira são divertidos e ajudam no desgaste dos dentes incisivos (da frente).
Lembre-se: Enriquecer o ambiente do seu pet é importante, mas também é importante que ele possua bastante espaço para correr e escalar. Não atulhe o alojamento com acessórios demais. Uma companhia também é uma ótima forma de deixar seu camundongo mais ativo.

10 - Interação e socialização: Por mais que sejam animais tímidos e que preferem serem deixados sozinhos, os camundongos também gostam de interagir com seus donos. É recomendado que você interaja com seus pet diariamente. Além de trocar a água e repor os alimentos, procure, sempre que possível, conversar com seu dongo. Eles aprendem a reconhecer o dono pela voz e cheiro. Dar petiscos na boca e deixar o animalzinho passear na sua cama também são boas formas de criar laços com seus bichinhos. É importante que o pet confie em você e não o veja como uma ameaça, e sim, como mais um companheiro, mesmo que de espécie diferente.
Lembre-se: Nem todos os camundongos gostam de carinho, e poucos gostam de colo. Os camundongos são presas, ou seja, correm primeiro e olham depois, então, podem se assustar com ruídos altos, cheiros diferentes, e movimentos bruscos, podendo morder. Cada dongo tem sua personalidade, e cabe ao dono respeitar isso.

Certificando-se de tomar estes cuidados essenciais com seu camundongo a convivência com seu pet será muito mais segura e responsável. Quem ama, cuida.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados