Image Map

03/01/2015

Hamster Anão Russo Campbell - Introdução


Classificação

Animal: Hamster Anão Russo Campbell.
Nome em Inglês: Campbell's Dwarf Hamster.
Nome Científico: Phodopus campbelli.
Gênero: Phodopus.
Subfamília: Cricetinae.
Família: Cricetidae.
Superfamília: Muroidea.
Subordem: Myomorpha.
Ordem: Rodentia.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 10cm a 12cm.
Peso (médio): 20g a 36g (fêmeas) e 25g a 50g (machos).
Expectativa de vida: 2 a 3 anos.
Maturidade Sexual: 30 dias.
Período de Gestação: 18 a 21 dias.
Número de Filhotes: 5 a 10 (média 8).
Desmame: 21 dias.
Ninhadas por ano: 10 a 12.
Dieta: Onívoro.
Atividade: Crepuscular.
Socialização: Solitário.





Os hamsters anões russos campbells, ou apenas campbells, são uma das duas únicas espécies de hamsters anões utilizadas como animais de estimação no Brasil, sendo a outra espécie seus irmãos Winter White. Assim como os demais anões, são populares como animais de estimação, devido a aparência fofa e tamanho pequeno.

O corpo é arredondado, com orelhas pequenas e eretas. Como as demais espécies de hamsters, possuem as características bolsas para armazenar alimentos nas bochechas. A cauda é curta e pelada, as patas possuem cinco dedos e são peludas.

A cor natural dos campbells é uma mistura de cinza e marrom, com a barriga branca e uma listra preta no meio das costas. Atualmente, com a ajuda de seleções genéticas, possuem uma infinidade de cores, sólidas, malhados, pintados, etc. Existem campbells hairless (sem pelos), mas são muito raros.

Como a maioria dos roedores, a visão é debilitada, com um péssimo senso de profundidade, enquanto o olfato e audição são muito apurados: o menor ruído ou mudança de cheiro é facilmente percebido pelos hamsters russos.

O temperamento depende do manejo e socialização que o animal receber desde filhote, mas costumam ser um pouco mais ariscos que os sírios, podendo gritar e morder caso se sintam ameaçados. Com o tempo porém, aprendem a aceitar o dono e podem passar a apreciar o manuseio.

É recomendado oferecer uma rodinha de exercícios no alojamento para manter o peso do campbell em ordem. São agitados, então é preciso cuidado ao manuseá-los, pois podem pular das mãos dos donos e se machucar gravemente. Donos iniciantes devem manuseá-los sempre sobre uma superfície fofa, como a cama ou sofá, para evitar acidentes.

Dificilmente cheiram mal, embora os machos costumem estimular a glândula de cheiro que possuem na barriga com certa frequência, para espantar outros machos e atrair fêmeas. A fêmea pode soltar um odor desagradável quando está no cio ou quando se sentir ameaçada. Os dejetos praticamente não possuem cheiro, e caso a limpeza do alojamento seja feita com regularidade, o hamster campbell não costuma ter odor nenhum.

Não são tão facilmente encontrados nos pets shops quanto seus irmãos winter white ou os híbridos, mas tem ganhado espaço no ambiente pet brasileiro com o passar dos anos. Sendo apenas um pouco maiores que os winter white, pouca gente sabe diferenciar as espécies, tratando-as apenas como hamsters anões.

Animais pequenos e de fácil manutenção, os hamsters campbells são ótimos animais de estimação. Depois de acostumados ao dono, se tornam dóceis e aceitam bem pequenos cafunés, e podem lhe fazer companhia por quase três anos.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados