Image Map

07/01/2015

Coelho - Introdução


Classificação

Animal: Coelho ou Coelho Comum.
Nome em Inglês: Rabbit ou Bunny.
Nome Científico: Oryctolagus cuniculus.
Gênero: Oryctolagus.
Subfamília: Leporinae.
Família: Leporidae.
Ordem: Lagomorpha.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 40cm.
Peso (médio): 2kg a 6kg.
Expectativa de vida: 5 a 7 anos.
Maturidade Sexual: 120 dias.
Período de Gestação: 30 a 32 dias.
Número de Filhotes: 6 a 12 (média 8).
Desmame: 60 dias.
Ninhadas por ano: 6 a 8.
Dieta: Herbívoro.
Atividade: Crepuscular.
Socialização: Colônia.



O
s coelhos comuns, ou apenas coelhos, são muito populares como animal de estimação, de consumo e até laboratório. Sendo muito fofos, educados e um dos símbolos da Páscoa, já fazem parte de muitos lares brasileiros como mascotes da família.

Possuem orelhas compridas, nariz redondo, corpo em formato oval. Por serem animais predados, os olhos se localizam na lateral da cabeça. As patas dianteiras possuem cinco dedos e as traseiras, quatro. As patas traseiras são longas e os pés compridos, para facilitar quando correm ou saltam. O rabinho é um pompom de pelos.

A pelagem e pequenos detalhes, como tamanho das orelhas, podem variar, dependendo da raça. Alguns têm pelos curtos, outros têm pelos compridos; alguns possuem orelhas eretas, outros, caídas. As cores podem ser sólidas, malhadas, pintadas, etc.

Nem todos os coelhos gostam de colo, podendo espernear quando manuseados pelo dono. As unhas são compridas e podem arranhar feio, assim como os dentes, grandes e fortes. Com isso, não são recomendados como pets para crianças. Entretanto, um coelho socializado desde filhote, castrado e com um dono paciente, que respeite seus limites, tem tudo para ser um bichinho de estimação dócil e amoroso.

Devem ser criados soltos, pois são animais que precisam de bastante exercício. O dono pode construir cercados para manter o animalzinho quando precisar sair ou durante a noite, caso a casa não seja segura para o coelho.

É recomendado castrar tanto machos, quanto fêmeas, para evitar reprodução desnecessária, agressões e problemas de saúde, como câncer de mama, piometra, etc. Dois coelhos juntos, não castrados, podem brigar até a morte. A castração, se feita por um veterinário experiente e responsável, não costuma trazer complicações, porém, toda cirurgia tem seu risco. Coelhos castrados são mais dóceis, brincalhões e menos preocupados em marcar território, buscar fêmeas ou brigar com outros coelhos.

Diferente dos mini coelhos, os coelhos comuns necessitam de maior espaço, consomem uma maior quantidade de alimentos e produzem uma maior quantidade de dejetos. Com isso, podem não ser uma boa opção para kit nets ou apartamentos pequenos. São higiênicos, aprendem a usar banheirinho e estão sempre se lambendo para se manterem limpos.

Extremamente fofos, inteligentes, limpos e com um tempo de vida de até doze anos, os coelhos são uma ótima pedida para animal de estimação. Adaptam-se bem com outros animais como cães e gatos, aprendem truques e criam um forte laço com dono.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados