Image Map

26/12/2014

Ouriço - Introdução


Classificação

Animal: Ouriço Pigmeu Africano.
Nome em Inglês: Hedgehog ou African Pygmy Hedgehog.
Nome Científico: Atelerix albiventris.
Gênero: Atelerix.
Subfamília: Erinaceinae.
Família: Erinaceidae
Ordem: Erinaceomorpha.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 15cm a 20cm.
Peso (médio): 255g a 540g.
Expectativa de vida: Quatro a seis anos.
Maturidade Sexual: 49 a 63 dias (machos) e 56 a 84 dias (fêmeas).
Período de Gestação: 33 a 35 dias.
Número de Filhotes: Um a nove (média quatro).
Desmame: 44 dias.
Ninhadas por ano: Três a quatro.
Dieta: Onívoro.
Atividade: Noturno.
Socialização: Solitário (machos), social (fêmeas).



Os ouriços pigmeus africanos, ou simplesmente ouriços, são muito populares como animais de estimação nos Estados Unidos, Europa e etc. Infelizmente, esses animais, atualmente, são ilegais no Brasil, sendo proibido pelo IBAMA a criação, reprodução ou posse dos mesmos.

O corpo é em formato oval, com um focinho pontudo e um nariz úmido. As patas são curtas e finas, com quatro dedos em cada uma. A cauda é muito curta, as orelhas são redondas e suas costas são cobertas por espinhos.

A cor mais comum, geralmente, é cinza, com espinhos cinzas, com ponta creme e barriga creme. Porém, atualmente, existem muitas variações de cores, tanto sólidas quanto malhadas, manchadas, etc. Os olhos podem ser pretos, vermelho ou vinho, e os pelos são sempre curtos.

Não possuem odor forte: a urina não contém tanta amônia, quanto a de coelhos ou porquinhos da índia, mas as fezes cheiram mal como a dos gatos. O cheiro vai depender também da alimentação que o ouriço receber. Podem ser treinados para utilizarem banheirinho, o que resolve 90% do problema de limpeza. É recomendado limpar o banheirinho diariamente. O cheiro dos dejetos das fêmeas e dos machos é o mesmo.

Os ouriços não são porcos espinho. Os porcos espinho podem "soltar" seus espinhos em seus agressores e são roedores. Os espinhos dos hedgehogs podem machucar e espetar, mas são fixos, apesar de caírem normalmente em épocas de muda. Um hedgehog só arma seus espinhos, caso se sinta ameaçado, podendo ser uma pessoa estranha ou por não estar ainda acostumado ao dono.

A dieta é onívora, o que significa que comem tanto vegetais, quanto proteína animal, especialmente insetos. Por serem ilegais no Brasil, não é possível encontrar no mercado nacional uma ração própria para ouriços.

Duas ou mais hedgehogs fêmeas podem ser mantidas juntas. Caso o alojamento seja espaçoso e cada animal possua sua toca individual, dificilmente irão brigar. Machos não castrados podem brigar, caso sintam o cheiro de fêmeas, e alguns machos, mesmo castrados, não aceitam companhia e preferem viver solitários.

Por possuírem espinhos afiados, não são recomendados para crianças e o dono deve manuseá-los com cuidado. Um hedgehog que não for socializado corretamente, também pode morder e os dentes são afiados. Depois de socializados costumam ser bons pets, doces e tímidos.

Precisam de exercício, então é recomendado que o dono ofereça uma rodinha de exercícios de tamanho adequado e solte o pet para passeios supervisionados em cômodos seguros da casa. O alojamento mais indicado é um cercadinho como os utilizados para porquinhos da índia.

Muito fofos, dóceis e exóticos, os ouriços são ótimos animais de estimação. O tempo de vida é curto, mas podem aprender truques e criar um laço de afeto com o dono. Infelizmente, por serem ilegais no país, não é possível adquirir um desses de forma lícita. Resta aguardar mudanças na legislação do IBAMA.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Um comentário :

Anônimo disse...

Qual a melhor ração que encontro no brasil para um hedgehog de 8 meses de idade?
E que roda de exercicio posso comprar? não to achando a silent spinner G. obrigado

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados