Image Map

05/12/2014

Mini Coelho - Introdução


Classificação

Animal: Mini Coelho ou Coelho Anão.
Nome em Inglês: Rabbit ou Bunny.
Nome Científico: Oryctolagus cuniculus.
Gênero: Oryctolagus.
Subfamília: Leporinae.
Família: Leporidae.
Ordem: Lagomorpha.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 25 a 35cm.
Peso (médio): 900g a 3kg.
Expectativa de vida: 5 a 7 anos.
Maturidade Sexual: 90 a 120 dias.
Período de Gestação: 30 a 31 dias.
Número de Filhotes: 4 a 12 (média 8).
Desmame: 60 dias.
Ninhadas por ano: 6 a 8.
Dieta: Herbívoro.
Atividade: Crepuscular.
Socialização: Colônia.



Os mini coelhos, como o nome sugere, são raças miniaturas de coelhos. A ideia era que os criadores desenvolvessem pequenos coelhos que pudessem ser criados dentro de casa sem que dessem muito trabalho. Não costumam passar de 3kgs e algumas raças chegam a pesar menos de 1kg.

Possuem orelhas compridas, nariz redondo, corpo em formato oval. Os olhos se localizam na lateral da cabeça, por serem animais predados. As patas dianteiras possuem cinco dedos e as traseiras, quatro. As patas traseiras são longas e os pés compridos, para facilitar quando correm ou saltam. O rabinho é um pompom de pelos.

A pelagem e pequenos detalhes, como tamanho das orelhas, podem variar, dependendo da raça. Alguns têm pelos curtos, outros tê pelos compridos; alguns possuem orelhas eretas, outros, caídas. As cores podem ser sólidas, malhadas, pintadas.

Os mini coelhos podem ser tímidos ou ariscos, dependendo da forma que forem socializados quando filhotes. Alguns gostam de colo, outros esperneiam assustados, pois possuem, naturalmente, medo de altura.

Aprendem a usar o banheirinho, o que facilita na higiene. Este deverá ser trocado duas vezes por semana para evitar o mau cheiro. Como estão sempre se alimentando, a quantidade de fezes é abundante.

Devem ser criados soltos, pois são animais que precisam de bastante exercício. O dono pode construir cercados para manter o animalzinho quando precisar sair ou durante a noite, caso a casa não seja segura para o mini coelho.

É recomendado castrar tanto machos, quanto fêmeas, para evitar reprodução desnecessária, agressões e problemas de saúde, como câncer de mama, piometra, etc. Dois mini coelhos juntos, não castrados, podem brigar até a morte. A castração, se feita por um veterinário experiente e responsável, não costuma trazer complicações, porém toda cirurgia tem seu risco. Mini coelhos castrados são mais dóceis, brincalhões e menos preocupados em marcar território, buscar fêmeas ou brigar com outros coelhos.

São muito sociáveis, então, o melhor é sempre possuir dois ou mais, caso você disponha do espaço necessário. Interagem muito uns com os outros, possuem uma comunicação e gestos próprios, que não podem dividir com outros animais ou com os donos. A melhor companhia para um coelho será sempre outro coelho.

São ótimos pets, com um tempo de vida de até 12 anos. Gostam de carinho, criam afeto pelo dono, podem aprender truques e conviver com outros animais da casa.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados