Image Map

09/12/2014

Hamster Anão Russo Winter White - Introdução


Classificação

Animal: Hamster Anão Russo Winter White (WW).
Nome em Inglês: Djungarian Hamster, ou Siberian Dwarf Hamster, ou Russian Winter White Dwarf Hamster.
Nome Científico: Phodopus sungorus.
Gênero: Phodopus.
Subfamília: Cricetinae.
Família: Cricetidae.
Superfamília: Muroidea.
Subordem: Myomorpha.
Ordem: Rodentia.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha

Tamanho (médio): 7cm a 10cm.
Peso (médio): 20g a 36g (fêmeas) e 30g a 50g (machos).
Expectativa de vida: Dois anos e meio.
Maturidade Sexual: 30 dias.
Período de Gestação: 18 a 21 dias.
Número de Filhotes: 5 a 10 (média 8).
Desmame: 21 dias.
Ninhadas por ano: 10 a 12.
Dieta: Onívoro.
Atividade: Crepuscular.
Socialização: Solitário.




Os hamsters anões russos winter white, ou simplesmente anões russos WW, são roedores popularmente utilizados como animais de estimação. Parentes dos hamsters sírios, os anões russos são menores e mais gordinhos.

O corpo é arredondado, com orelhas pequenas e olhos redondos. As bochechas possuem bolsas para o armazenamento de alimentos. O focinho é redondo, a cauda curta e peluda. As patas possuem cinco dedos, tanto as dianteiras quanto as traseiras, e são peludas.

A cor padrão é cinza com a barriga branca, e uma listra fina cinza escura no meio das costas. Existem variações das cores, com tons mais claros, escuros e até malhados. A pelagem é sempre curta e macia. Existem exemplares hairless (sem pelos), mas são muito raros e incomuns.

Como a maioria dos roedores, a visão é debilitada, com um péssimo senso de profundidade, enquanto o olfato e audição são muito apurados: o menor ruído ou mudança de cheiro é facilmente percebido pelos hamsters russos.

Diferente dos hamsters sírios, os russos costumam ter temperamento mais difícil: alguns são muito dóceis e calmos, outros são ariscos, podendo gritar e morder caso o dono tente pegá-los. O temperamento vai depender da socialização que o animal receber, manejo e personalidade do próprio pet.

São agitados e necessitam de rodinha de exercícios para perderem um pouco da gordura que consomem. O manuseio pode ser difícil, pois por serem pequenos podem escapulir por entre os dedos do dono. É recomendado manuseá-los sob uma superfície macia como uma cama ou sofá para evitar acidentes, pois quedas podem ser fatais.

O odor é mínimo, dos dejetos apenas a urina possui cheiro. Ambos os sexos possuem uma glândula de cheiro na barriga, porém os machos costumam utilizá-la mais para marcar território, o que pode deixá-lo com um leve cheirinho azedo. As fêmeas por outro lado, caso estejam no cio ou não queiram ser pegas, podem soltar um odor forte, como uma forma de dizer "sai pra lá!".

O nome "winter white" (branco de inverno, em inglês) se deve ao fato de que esses hamsters costumam mudar de coloração no inverno, ficando parcialmente ou totalmente brancos. Isso nem sempre ocorre com russos de estimação, por causa do aquecimento e iluminação artificial de nossas casas. Hamsters anões híbridos que adquirirem os genes do winter white também pode clarear no inverno.

De simples manutenção, muito fofinhos e delicados, os hamsters russos são ótimos pets. Consomem pouca quantidade de alimentos, fazem pouca sujeira e a gaiola não ocupa tanto espaço quanto uma gaiola de chinchila ou twister. Infelizmente possuem um tempo de vida curto, então incentivamos o dono a aproveitar cada momento.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados