Image Map

22/12/2014

Camundongo - Introdução


Classificação

Animal: Camundongo.
Nome em Inglês: Mouse.
Nome Científico: Mus musculus.
Gênero: Mus.
Subfamília: Murinae.
Família: Muridae.
Superfamília: Muroidea.
Subordem: Myomorpha.
Ordem: Rodentia.
Classe: Mammalia.
Subfilo: Vertebrata.
Filo: Chordata.
Reino: Animalia.

Ficha


Tamanho (médio): 13cm a 20cm (com cauda).
Peso (médio): 18g a 35g (fêmea), 20g a 40g (macho).
Expectativa de Vida: 2 a 3 anos.
Maturidade Sexual: 28 dias.
Período de Gestação: 19 a 21 dias.
Número de Filhotes: 4 a 12 (média 8).
Desmame: 21 dias.
Ninhadas por ano: 8 a 10.
Dieta: Onívoro.
Atividade: Crepuscular e noturno.
Socialização: Colônia.



Os camundongos estão entre os menores roedores de estimação criados no Brasil, perdendo apenas para algumas espécies de hamsters e seus irmãos topolinos. São muito utilizados em laboratórios e como alimento vivo para outros animais;

As orelhas são redondas, o focinho pontudo, os bigodes longos e os olhos pequenos. O rabo é comprido e pelado, podendo ser rosado ou malhado. O corpo é comprido e possuem cinco dedos nas patas. Mesmo as patas traseiras são feitas para segurar e escalar.

Possuem uma infinidade de cores, sendo cores sólidas, malhados, pintados, manchados, tricolores, etc. As pelagens podem ser brilhantes, curtas, compridas, encaracoladas e até hairless (sem pelos). A cor natural é um marrom cinzento chamado "agouti".

O camundongo silvestre, ou "de rua", sofre grande hostilidade e é considerado uma praga, podendo, infelizmente, disseminar doenças. Não é o caso de seus parentes utilizados como animais de estimação, caso venham de um criador dedicado e sejam mantidos num ambiente limpo.

O temperamento vai depender do manejo que o animal tiver quando filhote, mas costumam ser dóceis e gostar de pequenos cafunés. A melhor forma de conquistar o carinho de seu camundongo é agradando-o com comida. Camundongos mais assustados podem morder ou urinar e defecar quando manuseados. É preciso ter paciência e pode-se ficar tranquilo: a mordida não transmite doenças.

Ligeiros, deve-se oferecer uma rodinha de exercícios para que possam correr. São ótimos escaladores e pelo tamanho diminuto, podem ser difíceis de manter nas mãos, então o manuseio exige cuidado e prática. Quedas podem ser fatais.

Os dongos possuem urina de cheiro forte. Machos, especialmente, costumam urinar por todo o alojamento para demarcar território, afastando outros machos e atraindo fêmeas. As fêmeas são mais recomendadas para serem mantidas como pets: o cheiro da urina é mais leve e as camundongas são muito sociáveis, aceitando com certa facilidade novas companheiras de alojamento. Os machos podem ou não aceitar companhia, mas geralmente, caso não sejam castrados, preferem brigar com outros machos e viver sozinhos.

Pequeninos, fofinhos e de cuidados simples, os camundongos tem vencido o preconceito e estigma de "praga" e vêm se tornando ótimos animais de estimação. Já são bastante populares no Brasil, se apegam ao dono com facilidade e lhe farão companhia por até três anos.



Por: Louis Patrick Fortunato Nunes.

Nenhum comentário :

© 2014-2015 Pets e Fofuras | Todos os direitos reservados